Como fazer o descarte correto da sua bateria?

Hora de realizar a troca da bateria

Não é segredo que a bateria de um automóvel é uma das peças fundamentais para o bom funcionamento do seu auto, afinal, é devido à ela que todos os componentes elétricos do seu veículo funcionam. 

Entretanto, é necessário que um cuidado especial seja tomado na manutenção da sua bateria e no descarte correto na hora de realizar a troca.  

A vida útil da sua bateria vai depender, principalmente, da forma e frequência com que você utiliza o seu automóvel. 

Quem usa o veículo com muita frequência, seja em viagens ou no transporte de passageiros como táxi, provavelmente terá de trocar a bateria a cada ano. 

Mas caso você utilize seu veículo apenas para passeio ou para ir e vir do trabalho, esse tempo será um pouco maior. 

Se chegou a hora de realizar a troca e você não sabe o que fazer com a bateria antiga, então continue lendo até o fim para ver como fazer o descarte correto! 

A legislação

A resolução CONAMA nº401 de 2008 estabelece que todo fabricante no Brasil é obrigado a receber as baterias comercializadas por ele que estejam energeticamente esgotadas.

Isso demonstra dentro do momento atual uma preocupação eminente na proteção do meio ambiente por meio da prática de descarte consciente e por esse motivo, é avaliado por lei que esse descarte seja feito de forma adequada. 

Isso não significa que seja de obrigação do fabricante realizar a coleto do cliente. Entretanto, algumas empresa já possuem essa modalidade de serviços.

Impactos de um descarte inadequado 

Uma pilha descartada na natureza, demora em torno de 200 a 300 anos para se decompor, já uma bateria de automóvel demora infinitamente mais. Afinal, uma bateria é composta exclusivamente de chumbo e esse elemento químico não desaparece, o que significa a danificação do habitat natural dos animais. 

Não só isso, mas também danificam o solo, pois drenam o eletrólito diretamente no esgoto comum e contaminam o lençol freático. Além de descartar as placas de chumbo em lixo comum e inserirem no mercado baterias de baixíssima qualidade por serem recondicionadas. 

Como e onde descartar sua bateria?

A Guanda Baterias leva muito a sério a proteção do meio ambiente e por esse motivo, realiza o recolhimento das baterias inservíveis, incentivando a sua entrega mediante o estabelecimento de políticas comerciais específicas, dando às denominadas “sucatas de bateria” adequada destinação ambiental, encaminhando-as para empresas recicladoras devidamente habilitadas para tal finalidade.

Além disso, a Guanda Baterias aderiu junto à Johnson Controls (fabricante das baterias Heliar) ao “Programa Eco”, através do qual se comprometeu a encaminhar para reciclagem baterias inservíveis na mesma quantidade de baterias novas colocadas no mercado. 

Isto é, para cada bateria nova que a Guanda Baterias coloca no mercado, uma esgotada é recolhida e encaminhada para reciclagem, o que sem dúvida contribui expressivamente para a preservação ambiental e para a diminuição do impacto ambiental das suas atividades.

Gostou? Entre já em contato com a gente

E não deixe de nos seguir nas redes sociais: Facebook | LinkedIn 

Como fazer o descarte correto da sua bateria?
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Precisando de baterias?