Você sabe o que é Zinabre e o que ele pode fazer com a bateria?

O que é Zinabre?

Pelo nome você pode até não estar reconhecendo, mas todo mundo que gosta de veículos sabe que alguns cuidados precisam ser tomados na manutenção para que a saúde do automóvel esteja em dia, já ouviu falar ou já teve algum contato com a palavra. E acredite, a palavra Zinabre não é sinal de coisa boa e está diretamente ligada à saúde do motor do seu automóvel.

Para entender um pouco melhor o que é o Zinabre e o como ele afeta o funcionamento do seu motor, esclarecemos aqui nesse post uma das maiores dúvidas sobre o Zinabre e algumas informações para que você fique atento a qualquer sinal de Zinabre no motor do seu automóvel e possa realizar a remoção de maneira adequada.

O que é Zinabre?

Conhecido também como azinhavre, ou zinabre nada mais é do que a camada (crosta) de cor verde resultante da oxidação do cobre ou ligas que contêm cobre, como o latão. Resultado da oxidação em materiais como cobre e latão, muito comumente encontrado nos terminais das baterias dos automóveis. Além de assustar qualquer dono de automóvel que o identifica, o Zinabre pode realmente causar problemas na parte elétrica, como uma pane total da bateria, e por consequência, do veículo.

O Zinabre costuma espalhar-se por toda fiação do carro, e é conhecido entre eletricistas mais experientes como “câncer de carro”. Pois é, se não tratado com o imediatismo necessário, pode causar problemas realmente sérios para o motor do seu automóvel.

No caso da bateria, principalmente no inverno, o zinabre resulta da reação química de três elementos: o ácido sulfúrico, o oxigênio do ar e o metal do pólo ou do conector.

A reação química que forma o zinabre ocorre quando o ácido sulfúrico do eletrólito, líquido presente no interior das baterias, é derramado sobre pólos e conectores.

Isso ocorre por três razões: excesso de eletrólito, porosidade do metal ou existência de espaços vazios entre a bucha e o pólo da bateria.

Com identificar o Zinabre no motor do meu carro?

Como mencionado anteriormente o zinabre é visível aos olhos, mas os sintomas podem surgir de diferentes formas e dentre os sintomas ocasionados podemos citar:

  • Dificuldade de carregamento da bateria pelo alternador;
  • Inutilização dos terminais e contatos da bateria devido à corrosão;
  • Curtos elétricos;
  • Falhas na partida, devido à falta de potência na corrente;
  • Superaquecimento dos cabos e conectores;
  • Falhas nos sistemas elétricos e eletrônicos do veículo, como faróis, som, injeção etc;
  • Falhas no carregamento;
  • Aquecimento dos cabos;
  • Falhas no funcionamento de sistemas eletrônicos;
  • Problemas na hora da partida.

Em situações mais graves, quando muito tempo se passa sem que o motorista perceba a presença do zinabre, esse composto químico pode se espalhar pelas peças do motor e, também, pela lataria do caminhão, corroendo a pintura.

Como remover o Zinabre do seu automóvel

A remoção é simples, mas ainda assim deve ser feita de forma adequada para que não cause problemas maiores. Para isso, é necessário misturar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de 200 ml de água. Com um pincel, em seguida, aplique a solução somente em cima do terminal onde o zinabre está.

Aplique a solução preparada até que se produza uma espuma verde e abundante. Essa é a intenção do processo e assim você saberá que está funcionando. Espere um pouco e limpe tudo com muita água. Na sequência, seque o local com um pano seco e limpo. Tome cuidado com os olhos e também com sua roupa. Uma simples gota disso pode abrir um buraco em poucos dias e você certamente não poderá utilizar essa roupa novamente. Acredite!

O resultado dessa ação será um terminal limpo, com uma cor bem típica do latão ou cobre.
E para concluir, basta verificar os danos no terminal. Se ele estiver bem fixo e sem “buracos” ou faltando pedaços, o trabalho feito bastará.

Para que o zinabre não retorne ou demore a voltar, aplique nos dois terminais da bateria um pouco de graxa ou vaselina, por cima dos pólos já conectados. Esse produtos retardam em muito outra oxidação no local.

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